Notícias

Ano / 2016

PROJETO FUNCIONÁRIO PADRÃO

  25 de Abril de 2016


PROJETO FUNCIONÁRIO PADRÃOO Sindicato pede licença aos associados, para dirigir uma palavra especial aos colaboradores de cada empresa, anunciando que eles são a verdadeira razão da criação deste importante projeto.

Os bufês de BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA, através da união de seus interesses comuns, resolveram criar o SINDBUFÊ/MG, entidade que cuida exclusivamente dos interesses do segmento de bufês, fato que com certeza todos já conhecem.

Cada associado tem a plena consciência de que não é dono de nada, eles representam um negócio de muita responsabilidade que os levam a viver em um clima diário de ansiedade e tensão. Vivemos em um país em que não se sabe como vamos acordar no dia seguinte, qual será a nova dificuldade que o governo vai nos impor por sermos culpados e sempre penalizados pela denominação que temos de sermos empresários.

Mas o que nos leva a continuar nesta caminhada é a determinação e o dom de servir, cabe a nossa atividade participar diretamente da vida das pessoas e das empresas em geral, marcando a todos com serviços praticados com excelência, não medindo esforços para retribuí-los, transformando seus grandes sonhos em realidade, fato que não aconteceria sem os colaboradores dos bufês que se mostram determinados e comprometidos com este propósito.

Dentro deste princípio fica claro que os verdadeiros donos dos nossos negócios, que nos levam a longevidade das empresas são os nossos clientes, eles é que nos mantem no mercado, garantindo o resultado das empresas, e que consequentemente nos permite garantir os empregos de cada colaborador, o que é considerado um dos fatores fundamentais para a dignidade do ser humano.

O prêmio de Funcionário Padrão é o reconhecimento de que os colaboradores representam o sucesso de cada bufê associado. Cabe aos gestores de cada empresa do segmento a consciência de que são seus colaboradores que mais conhecem a empresa no seu funcionamento diário e que, portanto, precisam ouvi-los cada vez mais, não existe quem saiba mais ou aqueles que sejam melhores do que os outros, o importante é somarmos no conjunto de interesses comuns para levarmos estas empresas ao reconhecimento do mercado.

As empresas contratam os seus colaboradores, mas cabe a cada um a permanência e manutenção no cargo, somente o comportamento profissional é que pode levar a continuidade na empresa ou ao desligamento de cada funcionário.

Quando definimos os critérios para eleger o Funcionário Padrão, procuramos nos certificar de que todos os itens exigidos pudessem ser atendidos por todos, bastando a vontade de desempenhar seu papel na organização dando o seu exemplo de profissionalismo.

As empresas que estão dispostas a vender excelência precisam deixar claro para cada colaborador o que elas esperam de seu desempenho, sem se esquecerem das suas próprias responsabilidades, que passam pela definição da meta, objetivos e valores da empresa, até a definição clara da descrição de cada cargo, o que os leva a poder praticar de forma bem transparente toda a relação de itens descritos para a classificação do Funcionário Padrão.

Este certificado vai servir para qualquer momento da carreira profissional de cada colaborador do segmento, servindo como uma referência valiosa do potencial profissional que ele possui.

Fica aqui a mensagem de compromisso que cada profissional precisa firmar na responsabilidade que cabe aos líderes, que é a de disseminar esta cultura para cada colega de trabalho, nas suas empresas.

O que esperamos é que a cada ano fique mais difícil para os associados do Sindbufê/MG a indicação do seu representante ao prêmio de Funcionário Padrão, o que irá significar que o nível do padrão de qualidade dos serviços deste associado vai estar cada vez mais em evidência.

​CRITÉRIOS - FUNCIONÁRIO PADRÃO

- Assiduidade
- Pontualidade
- Produtividade / Cumprimento de Metas
- ​Companheirismo / Colaboração com a equipe e demais setores
- Qualidade do trabalho que desenvolve
- Capacidade de sugerir inovações que possam colaborar para o desenvolvimento da empresa
- Convivência no ambiente de trabalho / Relacionamento interpessoal (ser querido, respeitar e ser respeitado pelos colegas de trabalho)
- Interesse na aprendizagem de novos serviços
- Comprometimento / Dedicação ao trabalho
- Cumprimento de normas
- Motivação, entusiasmo e satisfação na busca por resultados
- Segurança no trabalho
- Apresentação pessoal
- Iniciativa / Proatividade
- Espírito de liderança