Palavra do Presidente

Sindbufê-MG

Os bufês, em sua essência, são empresas criadas por mulheres visionárias, que perceberam no ovo, produto básico e um dos símbolos da vida, a possibilidade de criar empresas, de gerar empregos, de transformar insumos básicos em receitas de sucesso, sempre deliciosas, herdadas de suas matriarcas.

Com certeza, estas matriarcas orgulhosas só tinham a intenção de repassar os seus conhecimentos e nem imaginavam que a próxima geração já perceberia a possibilidade de transformar as folhas de anotação em edições de receitas assinadas por bufês de sucesso.

As conhecidas quitandeiras dos bairros começaram com pequenos aniversários de crianças e, assim, foram se revelando para o mercado como a grande opção dos clientes para investirem em festas de maior porte.

Em pouco tempo, estas iniciativas individuais tomaram um formato jurídico, surgindo, assim, empresas de um novo segmento, os bufês.

Não resta dúvidas de que este ramo de atividade é dos mais difíceis de ser administrado. Absolutamente tudo tem que dar certo no dia e na hora, sem margem de erro.

Os desejos do cliente é a fonte inspiradora de excelência do trabalho. Quando o cliente procura um bufê, é com o intuito de comemorar mais um grande momento de sua vida, ao lado de amigos e familiares com o máximo de glamour, sendo que, muitas vezes, não consegue verbalizar o resultado pretendido deste evento.

Neste momento, os bufês precisam traduzir, através da emoção do cliente, tudo que deve conter neste desejo especial, para que o grande sonho seja construído e conquistado.

A partir deste momento, tudo fica mais fácil, porque a relação se torna um laço de amizade. A cumplicidade entre as partes faz com que tudo dê certo através de uma luz divina.

O tempo, a evolução tecnológica e a exigência de um público sedento por novidades, fez com que as festas se transformassem em grandes eventos, e em muitas vezes, mega eventos. Sendo assim, os bufês se adaptaram à nova realidade, aprimorando, inovando, criando, evoluindo, a partir do momento em seu cliente determinou que para os sonhos não existem limites.

Hoje para qualquer tipo de evento, outros segmentos estão presentes: decoradores, floristas, fotógrafos, serviço de filmagem, segurança, manobrista, DJ, audiovisual, cerimoniais, animadores, garçons, cumins, maitres, sommelier, etc. Todos trabalhando no mesmo objetivo: a construção e concretização de sonhos sonhados, que se transformarão em sonhos vividos.

A estrutura dos bufês mudou: Comercial, RH, Administrativo, Financeiro, Produção, Compras, Logística de distribuição, são áreas que compõem estas empresas. Independente de um organograma, em cada empresa observa-se a preocupação de adaptação e adequação às mudanças constantes do mercado.

A criação do SINDBUFÊ-MG, proporciona aos bufês mostrarem ao mercado a busca constante em assumirem, cada vez mais, o seu espaço no mundo da gastronomia.

A união de empresas do segmento visa, prioritariamente, beneficiar toda a sociedade. A percepção de união sempre leva à confiança dos clientes que estão em volta observando e aguardando o momento de serem atendidos.

Contudo é fato que os bufês nunca deixaram, e não deixarão de atender, os pequenos eventos, e, até mesmo, as pequenas encomendas que os fizeram conhecidos no mercado.

Senhores clientes, seja qual for a sua necessidade, o seu desejo, seu sonho, os bufês sempre estarão prontos a atendê-los.

João E. A. Teixeira Filho
Presidente do SINDBUFÊ-MG