Notícias

Ano / 2015

DESPERDÍCIOS NA PRODUÇÃO

  30 de Outubro de 2015


DESPERDÍCIOS NA PRODUÇÃOAs empresas vivem em cenário competitivo e com isso os compromissos estão cada dia maiores com o contínuo aperfeiçoamento de seus processos. Devido à rapidez que se exige das organizações estão acontecendo, também, desperdícios dentro do sistema produtivo.

Dentro do sistema produtivo citamos abaixo sete erros que podem ser evitados:

Superprodução
Esta pode ser considerada como a pior forma de desperdício por contribuir para a ocorrência de todas as outras, ela ocorre no momento em que a empresa produz mais do que o necessário para a realidade do mercado.

Estoque
Esse desperdício representa a ocupação de grandes áreas de manutenção dos itens estocados, e acontece quando a empresa possui estoque de produtos acabados ou semiacabados maiores que o necessário.

Espera
Nesse caso o desperdício acontece quando um trabalhador ou uma equipe precisa aguardar por algum tipo de material para finalizar os trabalhos, sendo assim acrescenta um tempo desnecessário a todo o processo de fabricação.

Transporte
O transporte é necessário ao processo, porém é uma atividade que não agregar valor ao produto e, por isso, a automatização deste deve ser algo sempre buscado. O desperdício acontece quando há lacunas entre um ponto de beneficiamento e outro resultando em transporte desnecessário dentro do campo fabril.

Defeitos
Nesse caso há desperdício quando algum item no processo de produção ou mesmo o produto acabado não atende às características de qualidade exigidas. Assim, o desperdício se consolida na forma de refugo ou retrabalho.

Movimentação nas operações
Esse caso pode acontecer quando operadores realizam movimentações dispensáveis no momento da realização de uma atividade, como a procura por equipamentos, peças, documentos, etc.

Processamento
Esse tipo de desperdício, de modo geral, é percebido no momento da mensuração da produtividade. Afinal, ele é formado por um processo de atividades desnecessárias ou incorretas que aumentam os custos de processamento.

É importante que as empresas estejam atentas para essas formas e criem ações para minimizar ou acabar com esses desperdícios.