Notícias

Ano / 2015

DICAS DE NEGÓCIO DO SEBRAE

  29 de Setembro de 2015


DICAS DE NEGÓCIO DO SEBRAEQualquer atividade da vida social ou pessoal, quanto melhor planejada melhor será executada. Assim, também em qualquer negócio, o tempo que se gasta antes de começar é dinheiro que se deixa de perder. Os problemas, prováveis ou meramente possíveis, devem ser pensados antecipadamente e a solução é equacionada antes que eles virem perda. Entretanto, de nada vale planejar se não for para cumprir o planejamento. Muito importante: isso não significa um engessamento das ações. Significa, sim, não fugir do eixo, muito embora ao longo do processo algumas das coisas que se planejou tenham que ser revistas e/ou adaptadas. Ou seja, o planejamento é um instrumento dinâmico, mas o foco não deve ser perdido.

Um caso típico dessa flexibilidade é a frequente aparição de gastos imprevistos nos 100 primeiros dias da empresa. Isso ocorre com frequência quando existe excesso de otimismo no cálculo das possibilidades, sacrificando o capital de giro. A recomendação é geralmente considerar uma hipótese menos otimista, evitando surpresas desagradáveis. Outro cuidado relevante é com o foco da empresa: é fundamental evitar a tentação de improvisar para agregar valor, correndo o risco de fazer muitas coisas e mal feitas. O ideal é seguir planejamento e simulações, avaliar permanentemente a receptividade da clientela à venda de produtos e lembrar que comércio requer registro de empresa diferentemente de prestação de serviços.

É preciso investir na qualificação global de atendimento ao cliente, ou seja, qualidade do serviço, ambiente agradável, profissionais atenciosos, respeitosos e interessados. E também em comodidades adicionais, como estacionamento, facilidade de agendamento de horário, cumprimento de horário ou prazos, etc. Outro ponto importante é procurar fidelizar a clientela com ações de pós-venda, como remessa de cartões de aniversário, comunicação de novos serviços e produtos e outros.

O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor. Esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes em face das novas tendências que surgem dia a dia.

Fonte: Sebrae