Notícias

Ano / 2015

DICA DO SEBRAE: ESCOLHA BEM AS MERCADORIAS

  22 de Setembro de 2015


DICA DO SEBRAE: ESCOLHA BEM AS MERCADORIASA matéria-prima utilizada no buffet, de acordo com cada evento, compõe-se de alimentos, bebidas, diversos insumos necessários para a preparação de pratos, sobremesas e demais produtos, flores e outros elementos de decoração, música e entretenimento. Esses itens são comprados mediante contrato fechado, salvo em ocasiões como degustação, quando alimentos são servidos previamente aos clientes na fase de busca do que escolher.

Em relação ao preço dos produtos, o empreendedor deve buscar fornecedores que ofereçam bons preços e condições de entrega e pagamento sem descuidar da qualidade. É importante avaliar e verificar se o produto está registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). E também acompanhar o prazo de validade, armazenagem e conhecer os produtos para reconhecer possíveis alterações no seu aspecto e nos seus ingredientes.

Lembre-se que o mix de produtos e o nível de estoque ideal devem ser suficientes para atender à sua clientela, gerando lucro e dinheiro em caixa suficientes para não comprometer a sua disponibilidade de recursos, tanto humanos (muitos produtos requerem muitos funcionários envolvidos na compra, transporte, armazenagem, etc.) quanto financeiros (comprar mais que do necessário).

Nesse ramo de atividade, a aquisição das diversas matérias-primas ocorre em períodos diferentes, requerendo que o empreendedor fique atendo não só aos seus prazos de validade mas também ao prazo de seu pagamento.

Em geral os fornecedores não constituem problema, já que existem inúmeras opções. É importante realizar uma pesquisa de mercado a fim de montar um cadastro dos fornecedores que melhor atendam às suas necessidades. A gama é enorme: atacadistas, distribuidores, importadoras, supermercados, feiras-livres, açougues, casas de frios, panificadoras e adegas. Outra alternativa é visitar hipermercados, que muitas vezes oferecem produtos a preços mais baixos que os do distribuidor.

Fonte: Sebrae