Notícias

Ano / 2015

MANTENHA LIMPO O AMBIENTE DE TRABALHO

  23 de Julho de 2015


MANTENHA LIMPO O AMBIENTE DE TRABALHOO preparo adequado de alimentos requer uma série de cuidados, a começar pelo local onde ele ocorre. A higiene adequada e a organização do local permitirão pratos saborosos e saudáveis. A Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) prevê cuidados que são necessários para manter o ambiente de trabalho nas condições ideais. Veja a seguir:

- O local de trabalho deve ser limpo e organizado. Mantenha o piso, a parede e o teto conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. Faça a limpeza sempre que necessário e ao final das atividades de trabalho.

- Para impedir a entrada e o abrigo de insetos e outros animais, as janelas devem possuir telas e devem ser retirados os objetos sem utilidade das áreas de trabalho. Deve haver rede de esgoto ou fossa séptica. As caixas de gordura e de esgoto devem estar localizadas fora das áreas de preparo e de armazenamento de alimentos.

- O local de trabalho deve ser mantido bem iluminado e ventilado. As lâmpadas devem estar protegidas contra quebras. Os micróbios patogênicos se multiplicam rapidamente em locais quentes e abafados. Outra ameaça ao consumidor é a contaminação dos alimentos por matérias físicas prejudiciais à saúde, como fragmentos de vidro, pedaços de metais e pedras.

- Mantenha em bom estado de conservação, sem rachaduras, trincas e outros defeitos, as superfícies que entram em contato com os alimentos, como bancadas e mesas. Essa regra também se aplica às tábuas de corte utilizadas no preparo dos alimentos.

- Não guarde os produtos de limpeza junto com os alimentos e não utilize produtos de limpeza clandestinos.

- Banheiros e vestiários não devem se comunicar diretamente com as áreas de preparo e de armazenamento dos alimentos. O banheiro deve estar limpo e organizado, com papel higiênico, sabonete, antisséptico, papel toalha e lixeiras com tampa e pedal.