Notícias

Ano / 2015

BENEFÍCIOS DA PIMENTA

  28 de Maio de 2015


BENEFÍCIOS DA PIMENTAA pimenta é um tempero saboroso que possui uma série de propriedades medicinais e naturais: analgésica, anti-inflamatória, xarope, vitaminas, entre outras. Conforme estudo clínico publicado no American Journal of Clinical Nutrition, substâncias presentes no tempero, como a capsaicina, podem ajudar a reduzir o risco de diabetes 2. Outro levantamento, divulgado no European Journal of Clinical Nutrition, descreve o possível benefício cardiovascular da substância.

Estudos científicos comprovam que a piperina e a capsaicina, substâncias químicas que dão ardor à pimenta, são as mesmas que apresentam compostos benéficos à saúde. Elas são responsáveis pela liberação de endorfinas, analgésicos produzidos pelo cérebro. Quanto mais ardida a pimenta, mais endorfina é liberada, e isso melhora a digestão, pois estimula as secreções do estômago.

O condimento também é rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio, contendo, assim, propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Para quem se preocupa com o peso, as pimentas são consideradas termogênicos, isto é, catalisadores do metabolismo que auxíliam na perda de peso.

Seguem alguns usos benéficos da pimenta no auxílio de doenças:

Câncer – pesquisas desenvolvidas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade. Outro estudo constatou a redução de 50% em tumores pancreáticos malignos tratados com o princípio ativo. Em Taiwan os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.

Depressão – a ingestão da pimenta aumenta a liberação de substâncias associadas à melhora do ânimo de pessoas deprimidas, como a noradrenalina e a adrenalina.

Enxaqueca – o condimento libera endorfinas que atenuam a dor.

Feridas abertas – possui propriedade antisséptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica.

Gripes e resfriados – auxilia no tratamento e prevenção dessas doenças.

Hemorróidas – a capsaicina tem poder cicatrizante e já existem remédios com pimenta para uso tópico.

Infecções – o alimento tem poder bacteriostático e bactericida.

Males do coração – contém componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade – estimula o organismo na diminuição do apetite e possui caractéristicas termogênicas, acelerando o organismo e obrigando-o a gastar mais calorias.

Pressão alta – ajuda a regularizar a pressão arterial, devido às propriedades vasodilatadoras.