Ano / 2015

BUFÊS INVESTEM EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

15 de Janeiro de 2015

BUFÊS INVESTEM EM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONALA falta de mão de obra é um dos maiores gargalos da gastronomia na capital mineira, incluindo o segmento de bufês. O presidente do Sindicato dos Bufês de Belo Horizonte e Região Metropolitana (Sindbufê) João Teixeira Filho afirma que o setor emprega aproximadamente 20 mil profissionais, mas, ainda há muitas vagas disponíveis nas diversas áreas de produção e serviço de gastronomia: cozinheiras, doceiros, garçons etc. No fim de ano, cresce ainda mais a contratação de temporários e não se pode deixar a desejar em qualidade.

O Sindbufê investe para estimular a qualificação, melhores condições de trabalho e a valorização dos colaboradores. “O prêmio “Funcionário Padrão”, em sua primeira edição, o acordo com a associação de garçons autônomos e a criação do plano de cargos e salários são algumas das ações que foram colocadas em prática. O projeto foi elaborado para estimular uma formação qualificada, a manutenção dos melhores profissionais e, também, apresentar aos nossos profissionais o que os consumidores esperam do serviço”, conta Teixeira.

A premiação visa valorizar os colaboradores, deixando claro o que se espera deles. Os bufês associados indicaram 20 funcionários. “Destacamos, de forma clara e transparente, como são importantes no processo contínuo da evolução da qualidade dos serviços”, analisa o presidente. A grande vencedora foi Mara Andréa Silva, colaboradora do Bufê Berenice Guimarães, por sorteio, levando uma televisão de Led de 32 polegadas. Todos os escolhidos também ganharam um prêmio, além do certificado e homenagens durante um evento especial no Espaço W11.

“A valorização profissional é muito importante, pois é um reconhecimento da qualidade que não sabemos que temos e que são tão importantes para o bufê. Fico feliz também em representar meus colegas”, relatou Cristiane Aurea da Silva, do bufê Pichita Lana, durante o evento de premiação. Conforme Henrique Feitosa, diretor do Meu Buffêt, esse tipo de ação reconhece o valor do funcionário no mercado, além das ações que são realizadas internamente com o mesmo objetivo.

A empresa Trilhar Consultoria foi contratada para a elaboração de um plano de cargos e salários. Um estudo analisou o conjunto de cargos típicos e universais, desde o nível operacional até o gerencial. Aproximadamente 65 cargos, benefícios e práticas de Recursos Humanos foram pesquisados. “O Sindbufê estabelece uma referência sobre cargos e salários praticados no mercado, que sejam justos e permitam crescimento profissional”, revela o presidente.

Outra medida adotada foi o acordo estabelecido entre o Sindicato dos Bufês de Belo Horizonte e Região (Sindbufê) e a Associação dos Garçons Profissionais e Similares de Minas Gerais (AGPSMG). O termo definiu uma série de condições para o trabalho do profissional dentro dos bufês. O principal tópico estabelece que os bufês filiados somente contratem garçons devidamente registrados na AGPSMG. A perspectiva é diminuir o problema de mão de obra desqualificada, comum, principalmente, durante o fim de ano.

O diferencial é que o profissional autônomo deve estar em dia com o INSS para ser registrado na associação,que oferece cursos de reciclagem para antigos garçons e treinamentos para os novos. O acordo define os direitos e deveres dos profissionais quanto à carga horária, ao pagamento de hora adicional, alimentação, funções de cada autônomo, formas de pagamento e fiscalização do cumprimento das normas.