Ano / 2014

SINDBUFÊ FECHA ACORDO COM ASSOCIAÇÃO DE GARÇONS

10 de Dezembro de 2014

SINDBUFÊ FECHA ACORDO COM ASSOCIAÇÃO DE GARÇONSA falta de mão de obra qualificada está com dias contatos nos bufês de Belo Horizonte. Um acordo estabelecido entre o Sindicato dos Bufês de Belo Horizonte e Região (Sindbufê) e a Associação dos Garçons Profissionais e Similares de Minas Gerais (AGPSMG) definiu uma série de condições para o trabalho do profissional dentro dos bufês. O principal tópico define que os bufês filiados somente contratarão garçons que estejam devidamente registrados na AGPSMG. Com essa estratégia, as duas instituições esperam diminuir o problema de mão de obra desqualificada, comum, principalmente, durante o fim de ano. O diferencial é que o profissional autônomo deverá estar em dia com o INSS para ser registrado. Outra ação é o oferecimento de cursos de reciclagem para antigos garçons e treinamentos para novos profissionais.

O acordo define os direitos e deveres dos profissionais quanto a carga horária, pagamento de hora extra, alimentação, funções de cada profissional, formas de pagamento e fiscalização do cumprimento das normas. Sobre a unificação da tabela de remuneração de autônomos, por exemplo, fica estabelecido, que o maître deve receber um valor 70% maior que o oferecido ao garçom. “A partir da prática do mercado, cada bufê define qual valor de remuneração irá oferecer aos seus garçons. Contudo, o maître deve receber sempre 70% a mais. Cabe ao profissional escolher a melhor remuneração”, explica o Presidente do Sindbufê João Teixeira Filho.

O acordo é recente e está em fase de adaptação e convencimento de ambos as partes, valendo apenas para garçons registrados no AGPSMG e bufês filiados ao Sindicato. “Foi dado o primeiro passo para uma relação de serviços mais saudável. O acordo será renovado anualmente, sendo essa a oportunidade para propor novas melhorias”, observa o presidente do Sindbufê.

Segundo o presidente da AGSMG Delson Curvelano de Moura, o acordo definiu termos mais claros quanto aos direitos e deveres de cada um e melhorou a qualidade dos serviços. “Houve grande procura e aumento no número de garçons registrados. Desde de setembro de 2013, o volume passou de 4.600 para 5 mil. A expectativa é chegar a 7 mil até o fim do ano. Com o registro, eles precisam ser mais profissionais e fazerem cursos de reciclagem para melhorar o serviço”, observa Curvelano de Moura.

Para o vice-presidente da instituição, Roberto Lopes - responsável pelos cursos de reciclagem e profissionalização, “o objetivo é instruir dentro dos moldes exigidos para bufês. Cada evento tem uma característica diferente, podendo conter até quatro serviços diferentes. O profissional deve chegar pronto para qualquer serviço”, conta. São oferecidos cursos para iniciantes, com carga horária de 6 semanas, e de reciclagem com carga de até 20 horas. Desde a assinatura do acordo, cinco turmas já concluíram o treinamento de reciclagem.