Ano / 2014

BUFÊS SE PREPARAM PARA O CRESCIMENTO DE BH

28 de Outubro de 2014

CERTIFICADO DE QUALIDADEBelo Horizonte está recebendo uma série de investimentos municipais, estaduais e federais, que devem transformá-la no maior polo turístico brasileiro de negócios, num prazo de dois anos. Os aportes ainda ampliarão a capacidade de atendimento a grandes projetos, como congressos, shows, eventos esportivos e comerciais. O segmento de bufês está atento a essas mudanças e se prepara para demonstrar toda sua capacidade e qualidade em atendimento.

Uma das iniciativas anunciadas pelo Sindicato dos Bufês de Belo Horizonte e Região Metropolitana (SindBufê), criado em 2011, é o lançamento do Selo de Qualidade. A certificação permite o consumidor identificar as empresas qualificadas. Segundo o presidente da instituição João Teixeira Filho, o mecanismo promoverá uma melhoria em relação ao que já é exigido pelas normas de segurança e higiene. O processo é realizado pela Seatech - empresa terceirizada – e começou em abril. Os bufês associados foram auditados nos processos de boas práticas de produção e gestão, sendo analisados, desde os fornecedores de insumos até a entrega dos produtos; o processamento interno e, ainda, a gestão, incluindo o trato com funcionários e iniciativas sustentáveis, entre outras. “Nessa primeira fase, as empresas terão de alcançar uma pontuação mínima de 60%. Espera-se um crescimento contínuo da qualidade, uma vez que o selo terá de ser renovado anualmente”, afirma Teixeira Filho.

A implantação do Selo tem o apoio institucional de diferentes secretarias estaduais, confirmando a importância da iniciativa para a capital. “Ações como essas são de grande relevância para Minas Gerais manter o título “Estado da Gastronomia”, quer seja no sabor e na variedade de produtos, na tradição das receitas, ou no profissionalismo dos prestadores de serviços”, diz o secretário de estado de Turismo e Esportes Tiago Lacerda.

A secretária de Estado de Cultura Eliane Parreiras conta que o Governo de Minas reconhece a gastronomia como importante vertente cultural de Minas Gerais. A partir de 2013, o segmento foi incluído na Lei de Incentivo a Cultura, fomentando a área. “Vale ressaltar, também, que a gastronomia mineira é consagrada nacionalmente e no exterior, fortalecendo esse importante traço da identidade cultural mineira. “O Selo de Qualidade significa mais uma chancela na credibilidade dos bufês mineiros. Também é uma forma de profissionalização e estímulo ao segmento, já que as empresas são avaliadas pelas boas qualidades sanitárias e de gestão”, observa.